
Todo mundo sabe que futebol, é algo espetacular; pois nele, há artes sendo feitas por grandes jogadores, há torcida gritando até o fim da partida (mesmo perdendo), há estratégias para quebrar à defesa do time adversário... Tudo isso e muito mais. Só que... Como trazer isso, para um jogo de futebol? Parece ser uma coisa mega difícil, né? Mas felizmente, FIFA 22 (especificamente modo carreira como técnico) possui tudo que foi dito anteriormente.
Estou treinando Tranmere Rovers, um time da quarta divisão da Inglaterra (no FIFA 22), e já se passaram quatro anos no simulador do esporte, e vou te dizer: que experiência fantástica. Desde o início, pensei comigo mesmo: vou levar o Tranmere para à primeira divisão, tornar o time forte, ao ponto de brigar com Manchester, Chelsea, Real Madrid... E foi isso que aconteceu.
Mas para isso acontecer, é necessário cuidar do time, ser audacioso... E é aí que os criadores do jogo, acerta em cheio. Como técnico, os realizadores do game deram permissão de acessar um atalho da diretoria, que é à área da finança. A partir dela, você monitora à situação do clube, e também visualiza se pode comprar mais jogadores, olheiros... Ou seja, é sobre controlar os gastos do clube, e olha... Vou te falar, que legal à sensação de controlar os gastos. É uma ferramenta simples (ademais, que já existia nos jogos anteriores), mas enaltece demais à experiência de quem está jogando.
A partir desse controle, consegui montar um time que conseguisse lutar pela subida de divisões. Mas assim... Por cuidar de um time com pouco dinheiro, tive que tomar decisões inteligentes, e isso é outra coisa que gostaria de ressaltar: o jogo te entregar por completo, o poder da decisão. Quem vamos contratar? Como vai ser o esquema tático? Quem vai ser o capitão? Como vamos atender às expectativas da diretoria? Quem vai encontrar às respostas para essas perguntas, é à pessoa que está jogando. Essa experiência é fantástica. Graças às essas perguntas, tive experiências fabulosas. Exemplo: teve um momento da minha carreira, em que apareceu um jogador perdido na lista de transferência, e era muito bom; é claro que contratei, mas confesso que fiquei "será que foi uma contratação boa?" e felizmente foi.
E por ter achado um jogador bom e jovem, o nível do time aumentou. Esquematicamente falando, o time melhorou bastante: jogadas mais certeiras, movimentações mais fluídas... Tudo isso, por causa de um jogador. Claro, a evolução dos outros jogadores também facilitam nas criações de jogadas, mas quando um é bom demais, a cooperação tende a aumentar. Por que estou escrevendo isso? Por causa da gameplay, que o FIFA possui. Antes de contratar esse bom jogador, a gameplay era um pouco lenta, mas depois de comprar, a gameplay ficou mais rápida, e adicionar isso no jogo, foi uma decisão certeira dos desenvolvedores, pois quando isso acontece, sempre nos leva a pensar: "Se comprássemos o Neymar? Como seria o estado esquemático do time?"... E isso é muito legal, é algo que aproxima o jogo do realismo.
Então... FIFA 22, modo carreira como técnico, é uma coisa fantástica. Como foi dito anteriormente, a ferramenta de você monitorar à renda do time, já existia antes, porém, por existir jogabilidades que aumentam à boa experiência, torna ela diferenciada (comparada com títulos anteriores). E isso, não serve somente para à ferramenta citada, também serve para toda à gameplay presente no jogo (as que foram citadas e que não foram citadas).
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